Browsing by Author "Oliveira, Manuela Gonçalves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O eu, o outro e o contexto: o recurso a estratégias de cortesia verbais para a criação de ambientes pedagógicos mais estimulantes para a aprendizagemPublication . Oliveira, Manuela Gonçalves; Querido, JoanaO presente Relatório constitui-se como uma componente de avaliação à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, indispensável para admissão à prova pública e, consecutivamente, para a obtenção do grau de Mestre. O principal objetivo deste documento visa a reflexão sobre a PES, evidenciando as diversas aprendizagens realizadas, os contextos educativos e as turmas nas quais a professora em formação realizou a sua intervenção educativa, com base nos desafios a ela associados. Pretende-se, assim, uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a profissionalidade docente bem como sobre a prática educativa desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico que apresente o resultado do desenvolvimento das competências da mestranda nas dimensões científica, pedagógica, humana e social. Este Relatório inclui, ainda, uma componente investigativa, que surgiu de algumas fragilidades a nível das interações observadas em contexto de 2.º CEB, relativas à seleção de formas de tratamento e de outros mecanismos lexicais de cortesia. Através do projeto investigativo procurou compreender-se a relação entre a adoção e a aplicação de mecanismos linguísticos de cortesia e o favorecimento de um ambiente pedagógico e a criação de oportunidades de aprendizagem. Este revela, assim, o seu caráter transversal às áreas curriculares de Português e de Cidadania e Desenvolvimento, evidenciando o seu impacto não apenas a nível linguístico, como também, na promoção de relações interpessoais. .