Browsing by Author "Oliveira, Keila Cristina Carvalho de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relacionando liderança transformacional e inovação na educaçãoPublication . Oliveira, Keila Cristina Carvalho de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaA atual configuração econômica mundial exige das organizações a capacidade de se reinventar, e essa autotransformação é ampliada pela atuação de uma liderança consciente das necessidades de seus liderados e sintonizada com formas de conduzir a organização por caminhos inovadores e de sucesso. Diversas teorias organizacionais afirmam que inovação e liderança são elementos de grande importância. Para Newstrom (2008), a liderança é um dinamizador que transforma em realidade o que era apenas potencial. Schumpeter (1988) foi pioneiro ao explicar o processo da inovação como a criação de novos produtos, serviços, novas marcas e também o primeiro a demonstrar seu efeito no desenvolvimento da economia. O objetivo fundamental do presente estudo é analizar a relação entre liderança transformacional e a inovação na educação. Marques, Maruyama e Maciel (2013) destacam que é de relevante importância para a estabilização de uma cultura inovadora e para projetos de extensão e pesquisa elaborados eficientemente, que a inovação seja integrada às instituições de ensino. A pesquisa levou em conta o estudo da inovação na educação, ou seja, inovação no campo dos serviços, e tem como cenário o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, com recurso a inquérito por questionário, enviado via e-mail aos professores do IFTM. Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações do tipo “adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes do tipo “maioria precoce” e “retardatários” não é significativo.