Browsing by Author "Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosVivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.