Browsing by Author "Oliveira, Emanuel Thiago de Sousa"
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- Eficiência de equipamentos numa área de trituração de cortiçaPublication . Oliveira, Emanuel Thiago de Sousa; Silva, Francisco José Gomes daA eficiência geral de equipamentos (OEE) tornou-se uma métrica industrial associada à produção bem-sucedida, revelando de forma imediata o nível de desempenho do processo relativamente ao planeamento. A otimização da eficiência de uma operação é complexa devido à diversidade de entidades constantemente em movimento paralelo, interagindo nos parâmetros chave: materiais, controlo do processo, qualidade, fiabilidade, desperdício, cadência, entrega, teste, entre outros. No âmbito da monitorização e controle da eficiência do processo produtivo na unidade de granulados, foi estudado qual o comportamento dos moinhos destroçadores (MDT). Numa primeira fase deste estudo, houve necessidade de perceber quais eram os tempos improdutivos, quais as avarias que mais vezes aconteciam e também quais as ferramentas que mais desgaste apresentavam, e que em suma contribuíam para um menor desempenho dos equipamentos. Rapidamente foi possível perceber que os componentes que apresentavam maior desgaste eram os concaves. Estes contribuem para uma enorme ineficiência do processo, não só pelo elevado desgaste apresentado em pouco tempo de vida, como também pelos tempos improdutivos causados pela necessidade permanente de mudança de ferramentas. Foi realizado um estudo mais aprofundado sobre a composição química dos concaves, para melhor compreender o seu desgaste. Iniciou-se um conjunto de testes com outros materiais e processos de fabricação, com o objetivo final de tornar o equipamento mais eficiente, reduzindo os empos improdutivos na mudança de concaves. Este estudo encontra-se numa fase intermédia e irá culminar na elaboração de um artigo científico, que já se encontra em curso. Dada a elevada quantidade de material ferroso que aparecia na matéria-prima, houve necessidade de projetar um eletroíman, para que este retirasse todo o material contaminante logo no início do processo. Com isto, pretendia-se reduzir o número de paragens, por um lado para não contaminar o produto final, e por outro lado para não danificar o equipamento, aumentando o tempo de vida útil. Realizado o levantamento dos dados e o seu tratamento estatístico, foi possível identificar uma presença elevada de material rochoso em diversas fases do processo. Verificou-se que este material aumenta significativamente o número de avarias no transporte pneumático. Com este estudo foi possível identificar quais as fases do processo que estão a comprometer uma melhor eficiência do processo. Houve ainda lugar a um conjunto de ações de melhoria operacionais, entre elas a criação de uma plataforma informática de apoio às equipas operacionais. Pode concluir-se no final desta dissertação que a perceção que a empresa pode agora ter sobre quais são as maiores ineficiências e qual o impacto que têm nos resultados económicos é bastante mais fiável.