Browsing by Author "Oliveira, Divaldo Soares"
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- Repercussões do pacto nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio como política pública de formação continuada de professoresPublication . Oliveira, Divaldo Soares; Coelho, Sónia Múrias MiraEste estudo trata das Repercuções do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) como Política Pública de Formação Continuada de Professores. O objetivo é analisar a formação continuada promovida pelo PNEM na Escola Estadual José Eduardo Aquino no município de Patrocínio-MG. A pesquisa é fundamentada nos autores Mendonça (2011); Gatti (2010); Alarcão (1998); Morin (2001); Cambi (1999); Nóvoa (1995); Freire (1986) e os cadernos norteadores de estudo desenvolvidos para o PNEM na primeira etapa: Moraes et al. (2013); Carrano et al. (2013); Simões & Silva (2013); Ramos; Freitas & Pierson (2013); e na segunda etapa: Ramos et al. (2014) e Scarpa et al. (2014). Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi o questionário aplicado a uma amostra de 12 professores em novembro de 2017 de um total de 21 participantes do PNEM. Os resultados desta pesquisa verificaram que o PNEM se desenvolveu na escola pesquisada por meio de encontros quinzenais nos quais os professores se aprofundaram em aspctos relacionados à formação humana integral dos jovens estudantes do ensino médio. Apoiados pela gestão da escola no que se refere aos espaços e equipamentos necessários, foram abordados projetos problematizadores interdisciplinares que aproximaram os conteúdos das disciplinas ensinadas ao mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura. Os principais aspectos positivos do curso apontados pelos respondentes do questionário foram: a proposta de interdisciplinaridade, o aperfeiçoamento profissional, a troca de experiências com os demais professores e a aproximação com os alunos. As principais dificuldades foram: a falta de tempo para aprofundamento das atividades propostas e dificuldades no entendimento das propostas de reflexão-ação. Além dos dados apresentados pela pesquisa empírica, nas respostas subjetivas dos professores atestando melhorias no processo de ensino/aprendizagem, foi desenvolvida uma pesquisa documental exploratória secundária no Sistema de Monitoramento Escolar da SEE/MG na qual verificou-se significativa evolução de parte dos alunos nos anos de 2014 e 2015 em relação aos anos 2011, 2012 e 2013 nas avaliações externas nos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática que dentre outros fatores externos e internos podem ter sido influenciadas pelo PNEM.