Browsing by Author "Oliveira, Anabela da Silva"
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- Internationalization Strategies for Tourism in PortugalPublication . Oliveira, Anabela da Silva; Braga, Vitor; Silva, Eliana Costa eCom a aquisição do direito de livre circulação de pessoas e comércio e com a diminuição das barreiras económicas, políticas e sociais, o turismo demonstrou-se um mecanismo de geração interna de riqueza. Contudo, as constantes mutações do espaço económico e a saturação do mercado interno, exigiu ao setor turístico uma maior competitividade e aplicação de inovação e diferenciação nos seus produtos/serviços. Para subsistirem no mercado, e manterem o seu posicionamento competitivo, a indústria hoteleira, viu nas suas vantagens internas uma oportunidade de explorar mercados internacionais, pelo que, ao longo dos anos, a internacionalização do turismo e o seu potencial impacto no desenvolvimento económico e social das regiões, assim como as suas determinantes, têm vindo a ser alvo de aprofundamento por parte dos estudiosos. Apesar do elevado contributo, deste segmento de atividade, para o desenvolvimento da economia, são ainda verificadas muitas desigualdades, não sendo o fluxo turístico, a internacionalização ou fixação de cadeias hoteleiras estrangeiras proporcional em todas as regiões portuguesas. Neste sentido, a literatura enumera algumas variáveis que podem explicar este fenómeno, como o nível educacional, conhecimentos partilhados e experiências adquiridas pelos recursos humanos; o grau de aglomeração de empresas do setor turístico e de produtos complementares; fatores macroeconómicos subjacentes à economia ou, até mesmo, recursos herdados/adquiridos ou fatores climatéricos. De forma a averiguar o impacto das determinantes, na indústria hoteleira e nos fluxos de turismo, foram realizados três estudos diferentes, sendo um deles elaborado ao nível das NUTS III e os restantes ao nível dos municípios, existindo uma comparação de resultados para o ano de referência. Numa primeira fase, com o intuito de verificar se existem evidências estatísticas para afirmar que as variáveis validadas pela literatura, i.e. aglomeração, conhecimento e recursos turísticos, são significativas para a decisão de internacionalização das cadeias hoteleiras, utilizou-se a base de dados por NUTS III e a análise de regressão linear multivariada. Numa segunda fase, aplicando a mesma técnica de análise, mas ao nível dos municípios e considerando apenas as variáveis de aglomeração e conhecimento, efetuou-se uma comparação direta com o estudo anterior, para a verificação de evidências estatísticas que afirmem a relação das variáveis em análise com a internacionalização da indústria hoteleira. Ainda nesta segunda etapa, as mesmas variáveis foram estudas para medir o impacto na proporção de turistas internacionais recebidos anualmente pelo país e a representação gráfica será elaborada. Numa terceira fase, considerando as variáveis até então estudadas, e acrescentando outras i.e., importação, exportação e temperatura, também aplicadas em estudos científicos relacionados ao turismo, realizou-se uma análise de regressão logística para estimar a probabilidade associada à decisão de internacionalização dos hotéis ou estabelecimento de cadeias hoteleiras estrangeiras em território português. Os resultados obtidos no primeiro artigo, permitem concluir que a aglomeração de empresas relacionadas ao setor do turismo é estatisticamente significativa, enquanto que, apenas alguns recursos de conhecimento e endógenos são estatisticamente significativos para a internacionalização do setor hoteleiro. No segundo artigo, verifica-se que a aglomeração continua a ser estaticamente significativa para internacionalização dos hotéis, assim como alguns recursos de conhecimento. Verifica-se, igualmente, ao nível da proporção de turistas internacionais que a aglomeração e alguns recursos de conhecimentos são estatisticamente significativos. Os mapas caracterizam os municípios de acordo com as variáveis em estudo. No terceiro artigo, conclui-se que a existência de um elevado grau de conhecimento, acesso a recursos herdados ou adquiridos e a participação no comércio internacional, afetam a probabilidade de internacionalização da indústria hoteleira, enquanto que a probabilidade de estabelecimento de hotéis estrangeiros varia de acordo com o nível de comércio internacional, recursos naturais e histórico-culturais e o clima das regiões.