Browsing by Author "Oliveira, Alan de Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamento de consumidores de serviços de streaming: um estudo de caso de usuários da Netflix no Brasil e em PortugalPublication . Oliveira, Alan de Freitas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Mesquita, Selma Maria daO grande desenvolvimento da Internet na década de 1990 favoreceu o surgimento e o crescimento do comércio eletrônico. Nesse campo, desde 2010 os serviços de streaming vêm ganhando espaço. Dentre as várias empresas do ramo, é a Netflix que, atualmente, lidera o seguimento, ostentando cerca de 151 milhões de assinaturas pagas em 190 países. No Brasil e em Portugal, as popularidades da empresa também são perceptíveis. Importa assim compreender o comportamento dos consumidores da Netflix nos dois países. Quanto ao objetivo principal desta dissertação, é o de perceber a conduta de consumidores de serviços da Netflix no Brasil e em Portugal com base nos modelos de comportamento de consumo e de decisão de compra propostos por Kotler & Keller (2012), Turban et al. (2015) e Laudon & Traver (2017). Esta dissertação se caracteriza como um estudo de caso e se baseia em dois fatores principais. O primeiro fator é seu assentamento em pressupostos teóricos de autores renomados nas áreas de administração, marketing e comércio eletrônico, como Kotler & Keller (2012) e, principalmente, King, Lee, Liang, Turban & Turban (2015) e Laudon & Traver (2017). O segundo fator são os dados coletados a partir de um questionário digital disponibilizado aos públicos brasileiro e português, que gerou uma amostra não-probabilística, trabalhada nos aplicativos Microsoft Excel e IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). As respostas válidas dessa amostra (210 brasileiros e 38 portugueses) foram analisadas em uma abordagem quantitativo-qualitativa utilizando-se de estatísticas descritivas e conforme os aspectos metodológicos da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011). Desse modo, estudamos os comportamentos de consumo de usuários da Netflix das duas nacionalidades. Nesse processo analítico, os dados indicaram uma preferência por filmes, pelos dois grupos de consumidores, e um elevado grau de satisfação em relação à Netflix, indicando até uma recomendação dos serviços da empresa, sem ressalvas, a membros mais próximos aos usuários, como familiares e amigos.