Browsing by Author "Nunes, Solange Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- 26000 km de aprendizagem e ensinoPublication . Nunes, Solange Marques; Couto, Ângela Maria Pinto doRealizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, este Relatório tem o objetivo de retratar o percurso de aprendizagem e formação académica trilhado ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal e intelectual, conseguido através das experiências no terreno durante os períodos de estágio, este percurso estabelece a interligação entre a teoria e a prática, patamar tão fundamental para a aquisição de competências profissionais. Inicialmente faz-se uma abordagem ao enquadramento legal que apoia a profissionalização docente e depois um aprofundamento teórico de dois temas ligados à prática educativa: a diversidade cultural na comunidade escolar e a indisciplina em sala de aula. De seguida descreve-se o roteiro de ação preconizado pela mestranda, o qual permitiu observar, planificar, investigar, agir e refletir sobre todas as decisões que determinaram o caminho seguido, incluindo as estratégias, os procedimentos e os conteúdos abordados, pautando-se sempre por conseguir a envolvência dos alunos numa aprendizagem autêntica e significativa. Por último apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido, cuja principal finalidade foi a de contrariar o desinteresse evidenciado pelos alunos em relação à matemática. O projeto intitulado “Contribuição do Jogo do 24 no desenvolvimento do cálculo mental” recorreu-se deste jogo como ferramenta para potenciar o desenvolvimento do cálculo mental e contornar/colmatar as dificuldades apresentadas pela turma objeto de estudo.