Browsing by Author "Nunes, Liliana Sofia de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacte do Multi-Sensory Storytelling no estado de alerta em jovens e adultos com multideficiênciaPublication . Nunes, Liliana Sofia de Jesus; Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaA organização de serviços dirigidos a pessoas com incapacidade profunda e/ou multideficiência tem sido alvo de discussão pelo contributo das atividades desenvolvidas nos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) para a qualidade de vida dos indivíduos em situação de incapacidade. O plano de vida dos indivíduos com incapacidade deve contemplar uma diversidade de atividades alternativas, a abertura a novas fontes de estimulação, a criação de novas tarefas e de novos tipos de intervenção. Tendo por base a imperativa necessidade de dar resposta aos jovens adultos com incapacidade intelectual e multideficiência (IIPM), e sabendo que o Estado de Alerta é uma précondição importante na aprendizagem e na criação de oportunidades para o desenvolvimento e fundamental para se desenvolver adequadamente qualquer atividade humana, recorreu-se à metodologia Multi-Sensory Storytelling (MSST), que é apresentada na literatura como uma atividade adaptável e passível de realizar com a população supracitada e promotora do estado de alerta. Neste sentido, este estudo teve por intenção: (i) analisar a relação do estado de alerta do jovem e adulto com IIPM com a apresentação de estímulos associados à leitura de uma história de acordo com o método MSST ao longo das sessões; (ii) analisar essa mesma variação de acordo com a apresentação e tipologia de estímulos e para além disso; (iii) recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos nas tarefas realizadas a seguir à implementação do MSST. Para o efeito, foi realizada uma intervenção de acordo com a metodologia MSST num grupo com três adultos com IIPM, clientes de CAO de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo sido avaliada a evolução do seu estado de alerta. Além disso foram entrevistados três profissionais para recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos a seguir à implementação do MSST. A respeito da intervenção, e de acordo com a análise sequencial temporal, observou-se que a variação dos níveis de alerta ao longo da intervenção se revelou positiva, no sentido de um aumento dos níveis otimais de estado de alerta. A escolha dos estímulos revela-se promotora de um aumento do estado de alerta ativo, ou seja, para estímulos ativos foi observável o estado de alerta ativo e “focado no ambiente” e para os estímulos passivos, um estado de alerta passivo e “virado para dentro”. Para além disso, os estímulos olfativos evidenciaram maiores percentagens de estado de alerta ativo e focado no ambiente e para o estado de alerta passivo e “virado para dentro”, verificaram-se valores superiores nos estímulos auditivos. A importância do estado de alerta na população estudada é também um dado importante e verificável pelas entrevistas realizadas, de acordo com os indicadores que os profissionais referiram, que sugerem alterações psicomotoras nos sujeitos estudados.
