Browsing by Author "Nunes, Ana Rita Pereira"
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- Análise e melhoria do sistema de devoluções de clientes numa empresa industrialPublication . Nunes, Ana Rita Pereira; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoA sociedade atual caracteriza-se pelo consumo excessivo, que tem como principais consequências um grande crescimento industrial, mas também uma grande diminuição dos recursos da Terra. Estes fatores contribuem para a crise ambiental atualmente vivida. Assim sendo, com perspetivas em garantir qualidade de vida para as gerações futuras, as empresas são cada vez mais pressionadas para adotarem práticas mais ecológicas. Entre essas encontram-se as atividades de logística reversa que, apesar dos benefícios que podem trazer às indústrias, a sua implementação é bastante complexa e várias indústrias sentem sérias dificuldades em geri-las. Deste modo, esta dissertação foi desenvolvida na Atepeli Lda., uma empresa que se dedica à produção componentes de marroquinaria para artigos de luxo, onde os padrões de qualidade são altíssimos, havendo muitos critérios de qualidade que devem ser respeitados, caso contrário os clientes devolvem os produtos ao fabricante. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar os processos inerentes à gestão das devoluções de clientes, com o intuito de propor melhorias e posteriormente implementar as mesmas. Desta forma, para promover as melhorias dos processos, recorreu-se a técnicas e a ferramentas da metodologia Lean. Observou-se que as implementações das propostas de melhoria trouxeram ganhos significativos à empresa, onde se pode destacar a maior visão do processo através da dashboard criada que permite motivar as equipas bem como gerir melhor as reparações e assim obtivesse uma redução de tempo de reparação em 50% e um aumento de peças reparadas de 25% para 44%. Para além disso, verificou-se uma redução de desperdícios que permitiu um aumento das atividades de valor acrescentado em 27%, e uma redução de tempo de registo em 70%. Importante também referir as melhorias do fluxo financeiro e logístico através do uso do ERP (Enterprise Resource Planning) e estandardização do processo, melhoria da organização na zona da gestão das devoluções através da implementação da ferramenta 5S, onde houve uma melhoria de 50% para 84%.