Browsing by Author "Nunes, Ana Raquel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio. Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contextoPublication . Nunes, Ana Raquel da Silva; Pinto, José Alexandre da Silva; Nogueira, Patrícia Gabriela MagalhãesO presente Relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Através deste documento pretende-se apresentar e explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. O trabalho desenvolvido colaborativamente e do ponto de vista reflexivo, foi essencial para um processo evolutivo consistente, e para isso foi essencial o papel dos professores orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico. Inicialmente, explora-se os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse baseada num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. Além disso, o presente documento incide ainda sobre a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo e que emergiu do contexto no âmbito das ciências experimentais e da literacia científica. Apesar de finalizada a etapa, estarão por vir inúmeros desafios e diversos limites a serem ultrapassados. Assim, é essencial realçar a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, remetendo ao título atribuído a este documento “Os limites da sala de aula: desafios de ensinar e aprender em contexto”.