Browsing by Author "Novais, Ana Isabel Pimenta"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Influenciadores financeiros digitais - análise do impacto na informatividade e literacia financeira do consumidorPublication . Novais, Ana Isabel Pimenta; Silva, Pedro Bruno Mendonça daA importância da literacia financeira tem vindo a ganhar relevância na sociedade, estudos evidenciam que indivíduos com níveis superiores de literacia e educação financeira tendem a tomar decisões mais informadas e a realizar planeamento a longo prazo, o que impacta diretamente a estabilidade financeira como o bem-estar financeiro. Este estudo visa investigar a importância da literacia financeira e como o consumo de conteúdo fornecido por influenciadores financeiros digitais sejam eles credenciados ou independentes e por consequência verificar se a informatividade tem impacto na consciencialização financeira digital, na experiência financeira digital e no conhecimento financeiro digital. A metodologia envolveu uma revisão da literatura que permitiu construir um modelo conceptual e formular hipóteses, seguida por um estudo empírico quantitativo. Este estudo utilizou um questionário lançado de forma convencional. Os dados foram analisados com os programas estatísticos SPSS 24.0 e AMOS-SEM 20.0, que ajudaram a validar o modelo conceptual e testar as hipóteses. Os resultados obtidos confirmam que a qualidade da informação fornecida, a informatividade, é um fator determinante para a eficácia da comunicação financeira, independentemente da origem do influenciador. Esta conclusão desafia a visão de que apenas fontes credenciadas são confiáveis, destacando a importância da clareza, precisão e relevância das informações para o público-alvo. A análise também revelou que não há distinção clara entre a eficácia de influenciadores credenciados e independentes na promoção da literacia financeira.