Browsing by Author "Novaes, Adriana Freire"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Formação de professores e os saberes necessários à prática docentePublication . Novaes, Adriana Freire; Pereira, Paula Cristina RomãoA presente dissertação tem como objetivo compreender, junto aos egressos1 do Curso de Formação de Professores na modalidade Normal, a contribuição do processo de formação para a construção de competências e habilidades fundamentais à boa prática docente, frente aos desafios da sociedade pós-moderna. Utilizamos uma metodologia de natureza qualitativa, com base em entrevistas efetuadas a alunos egressos do Curso de Formação de Professores a nível médio, na modalidade normal, que estivessem, há pelo menos três anos, a trabalhar em turmas de ensino fundamental ou da Educação para Jovens e Adultos do primeiro segmento ou da educação infantil. Desta forma foi possível recolher dados que permitissem uma análise reflexiva sobre a realidade, à luz da teoria apresentada. Atualmente constata-se uma complexidade em torno da formação de professores perante as diversas vertentes, inconsistências, incoerências bem como o questionamento constante quanto aos resultados esperados e não alcançados nas salas de aula, numa parte substantiva das escolas brasileiras. As principais conclusões a que chegamos revelam que a formação de professores, apesar de um processo frágil na sua constituição, auxilia e prepara os futuros professores para o exercício da sua profissão de docência, necessitando de aperfeiçoar, principalmente, a relação entre a teoria e a prática, como elo norteador de todos os elementos formativos, o que garantirá uma maior autonomia do professor e a melhoria dos resultados dos alunos.
