Browsing by Author "Nogueira, Ana Isabel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O brincar como ferramenta pedagógica e de inclusão no Jardim-de-InfânciaPublication . Nogueira, Ana Isabel da Silva; Silveira-Maia, MónicaFace às recentes orientações curriculares para a educação pré-escolar onde o brincar surge como um impulsionador do desenvolvimento e integração das aprendizagens da criança, este estudo tem como objetivo analisar a perspetiva dos educadores de infância sobre o conceito de brincar e da sua implementação nas práticas pedagógicas; bem como examinar os efeitos da implementação de um currículo centrado no brincar – proposto por Toni Linder (1999) “Read, Play and Learn” – na participação de uma criança com restrições ao nível da linguagem. De forma a responder ao primeiro objetivo deste estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a dez educadoras de infância, a exercer funções nos distritos do Porto e Braga. Para avaliar os efeitos da implementação do “Read, Play and Learn” foi desenvolvido um estudo de caso único, com desenho AB. O programa dirigiu-se a um grupo de 27 crianças, entre os quatro e cinco anos, e desenrolou-se ao longo de quatro semanas. Para aferir os seus efeitos na participação da criança em foco, procedeu-se ao uso de grelhas de observação onde se registou a frequência de diferentes atos comunicacionais, e duas entrevistas semiestruturadas à educadora de infância durante a implementação do programa. Os resultados obtidos sugerem que os educadores de infância definem o brincar pela sua “espontaneidade”, por algo “oposto/diferente às atividades estruturadas”, mas que tem como papel ser um impulsionador de “oportunidades/ferramentas de aprendizagem” Quanto ao seu papel enquanto facilitador os educadores de infância destacam que através da “exploração de interesses” é possível desenvolver aprendizagens significativas para a criança. Os obstáculos consistem em encontrar estratégias/orientações adequadas para desenvolver uma prática centrada no brincar. O papel enquanto educador é o de “mediação da interação” com o meio físico e humano que rodeia a criança, sendo sempre um “facilitador/orientador” no processo de aprendizagem. Na apreciação do brincar enquanto ferramenta de inclusão, os educadores destacam o papel dos pares enquanto impulsionadores de inclusão nos momentos de brincar. Os dados recolhidos no estudo de caso único sugerem efeitos positivos da implementação do programa na participação da criança, com aumento significativo das respostas verbais e da alternância de turnos com os pares.