Browsing by Author "Naves, Alessandra Marques"
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- A prestação de contas e a transparência nas entidades do terceiro sector - o caso da associação dos pais e amigos dos excepcionais de AnápolisPublication . Naves, Alessandra Marques; Bandeira, Ana Maria Alves; Meira, Deolinda Maria Moreira AparícioEsta dissertação teve como proposta analisar, interpretar e verificar empiricamente o Terceiro Setor identificando o enquadramento jurídico e contabilístico de uma Associação sem fins lucrativos: Apae Anápolis, e a relevância do exercício da transparência de seus atos na consolidação de sua missão e credibilidade perante a sociedade. Considerando o cenário de transformações significativas nas relações sociais, políticas e econômicas na sociedade brasileira, buscou-se demonstrar historicamente a evolução do Terceiro Setor no Brasil relacionando informações e memórias dos primórdios de sua existência aos dias atuais com a recente pesquisa de renomado instituto e que demonstra sistematizando em números os avanços conquistados. Abordou-se os direitos e deveres a que essas organizações se submetem e a importância em conquistar os títulos e as certificações, as imunidades e as isenções tributárias, receber auxílios, doações e subvenções, as possibilidades em firmar contratos e parcerias com as esferas governamentais, pois é através dessas benesses que o governo proporciona e de todas as possibilidades de doações legais, que está vinculada a sobrevivência dessas organizações sem fins lucrativos. Portanto, optou-se pela pesquisa de caráter descritivo e modalidade exploratória por permitir maior familiaridade com o objeto desta investigação. Contudo, devido à dinamicidade do processo de globalização e por acreditar que novos cenários contribuem para o fortalecimento cultural, buscou-se trazer conceitos de outros Países e que destoam das interpretações dessa temática no Brasil. Portanto, de forma incipiente verificou-se o tratamento do Terceiro Setor em outras culturas, constatando-se a necessidade de propiciar novas investigações a fim de ampliar as possibilidades de aprendizagem.