Browsing by Author "Moutinho, Alexandra Cristina Lima"
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- Novas tendências na restauraçao em contexto hoteleiro: o caso do Grab'n'GoPublication . Moutinho, Alexandra Cristina Lima; Azevedo, DanielA indústria hoteleira, mais concretamente o departamento de Food & Beverages (F&B), encontra-se permanentemente sujeita as constantes mudanças das necessidades e exigências do consumidor. Assim, e importante que os gestores hoteleiros acompanhem as tendências que surgem no setor e que sejam capazes de implementar mudanças nos seus estabelecimentos, de forma a acompanhar as inovações. No âmbito do departamento de F&B, surgiu recentemente uma tendencia, que se foi espalhando um pouco por todo o mundo: o conceito do Grab'n'Go. Este conceito consiste num espaço de venda de comida e bebida, onde o consumidor possui a autonomia de pegar no produto que pretende consumir, pagá-lo no sitio designado para o efeito e levá-lo para consumir onde pretender, fora das instalações do espaço de Grab”n”Go. As opções alimentares são habitualmente práticas de transportar e possiveis de consumir em qualquer lugar. Para alem disto, são opções variadas que se adequam as várias refeições do dia. Este conceito e encarado pelos gestores hoteleiros como uma forma de reduzir os custos que um departamento de F&B pode representar, enquanto se aumenta o lucro gerado pelo mesmo. Mais ainda, apresenta-se aos consumidores como algo mais autónomo e mais conveniente, sem põr em causa a qualidade dos ingredientes e do produto final. O Grab'n'Go é um conceito que possui uma grande adaptabilidade, de forma a dar resposta as mudanças nas necessidades do consumidor. Comparativamente ao mercado estrangeiro, onde a presença deste tipo de conceito e bastante expressiva, Portugal ainda náo possui muitos exemplos de Grab'n'Go no seu espaço hoteleiro. Tendo isto em conta, este projeto tem como objetivo explorar o conceito, estudar a sua recetividade por parte do consumidor português e criar um guia, que sirva de apoio a implementação de um espaço de Grab'n'Go no contexto hoteleiro do nosso país. Foi realizada uma revisao de literatura e uma análise de benchmark a nível nacional e internacional, bem como elaborado um inquérito. A análise dos resultados obtidos nos questionários permitiu verificar que a aplicação deste conceito em Portugal é possivel e terá a recetividade do consumidor. No entanto, é importante saber de que forma é que o consumidor vê este conceito a ser aplicado. Segundo as respostas ao questionário, este conceito é mais viável quando aplicado em hotéis avaliados ate 3 estrelas ou em contexto de hotéis de aeroporto. Relativamente a oferta de comida e bebida, estas devem ser convenientes, fáceis de transportar e saudáveis. Os resultados revelaram que o consumidor procuraria mais este conceito para os lanches que realiza ao longo do dia. Por fim, o valor mais consensual que os consumidores referiram como possivel de gastar num conceito de Grab'n'Go foi abaixo dos 10€. Para terminar, apresenta-se um guia de apoio a implementação de um conceito de Grab'n'Go em Portugal e em contexto hoteleiro. Este guia apresenta opções que poderao ser postas em práticas num espaço de Grab'n'Go e divide se em seis partes; o estabelecimento hoteleiro, os produtos, a logística, a imagem, o marketing e as boas práticas a serem desenvolvidas. Este guia de implementação foi desenvolvido para auxiliar hoteleiros e empreendedores, que pretendam desenvolver este conceito, disponibilizando-lhes variadas informações e opções, devidamente fundamentadas na literatura, na análise de benchmark e no questionário.