Browsing by Author "Moreira, Sara Elisabete Teixeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arcoPublication . Moreira, Sara Elisabete Teixeira; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Pereira, AnnaEste relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música. O relatório tem por base toda a informação recolhida ao longo de um ano letivo de estágio – 2015/2016 – no Conservatório de Música de Vila do Conde, onde as aulas foram observadas e lecionadas, na disciplina de instrumento (violino), na classe da Professora Cooperante Anna Pereira. Além desta informação, este relatório também contém o projeto de intervenção que executei com a minha classe de violino do Conservatório de Música de Barcelos e com a classe de violino e violeta da Professora Anna Pereira, que também leciona neste estabelecimento de ensino. Durante o trabalho proposto para este ano, pude concretizar um Projeto de Intervenção intitulado Motivação para a aprendizagem de ferramentas de utilização do arco, realizado no Conservatório de Música de Barcelos, cuja problemática, tanto nos alunos da minha classe, como nos alunos com os quais estagiei este ano, tentou focar um problema que é imperativo tentar melhorar: a técnica do arco. A aprendizagem da técnica do arco é uma das etapas mais complexas da formação dos jovens violinistas tornando-se, também, uma fase muito complicada em termos de motivação para os alunos e necessariamente morosa para que possa ser consolidada. Em termos metodológicos, este projeto aborda a fundamentação teórica em torno da motivação e realiza um estudo de âmbito qualitativo, através da utilização de técnicas de inquérito, consubstanciado em dois inquéritos aos alunos participantes: um no início do projeto, outro no final do mesmo. Foi realizada a análise dos dados recolhidos e aferidos os resultados. Concluiu-se que o trabalho de grupo sobre os exercícios do arco tem uma influência muito benéfica para os resultados de excelência do processo Ensino-Aprendizagem. Nesse sentido, foi demonstrado que a motivação dos alunos aumentou e produziu bons resultados, em função do presente projeto de intervenção.