Browsing by Author "Moreira, Carla Alexandra Soares"
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- O outrora de hoje. Projeto de intervenção social num centro de diaPublication . Moreira, Carla Alexandra Soares; Barros, Sílvia Araújo de; Carvalho, HelenaO presente relatório de estágio resulta do desenvolvimento do Projeto de Educação e intervenção social, intitulado como “O Outrora de Hoje”, realizado num centro de dia. O objetivo do mesmo foi a construção de um trabalho coconstruído, com os demais atores sociais. Para tal, este projeto teve como sustentação a metodologia de Investigação-Ação-Participativa (IAP), e como modelo de avaliação CIPP (i.e., contexto, “input”/entrada, Processo, Produto) de Stufflebeam & Shinkfield (1995), que pressupõe quatro momentos de avaliação, consignado na sua designação. A confluência da metodologia IAP, com o modelo de avaliação CIPP, permitiu um conhecimento aprofundado da realidade e um desenho de uma intervenção com base nas necessidades dos atores sociais, que almejavam uma mudança nos seus quotidianos. Para um conhecimento mais profundo da realidade em questão, foi também igualmente importante a mobilização de diversas técnicas de investigação, nomeadamente: conversas intencionais, observação participante e análise documental. Estas, permitiram dar voz aos interventores sociais e dessa forma possibilitar a identificação dos problemas e necessidades sentidos por estes, o que levou a ambicionar como finalidade “proporcionar à comunidade institucional, um melhor relacionamento interpessoal”. O projeto que aqui se evidência, encontra-se organizado em três ações. A ação A, intitula-se como “olhar e recordar para contar”; ação B “caminhando lado a lado” e ação C “em busca de um trabalho em equipa”. Estas ações contemplam um conjunto de atividades, que procuram o alcance de quatro objetivos gerais e seus objetivos específicos. Os seus resultados espelham a reflexão conjunta de um trabalho realizado pelos atores sociais desta instituição, onde a dedicação e o envolvimento, foram o ponto central de partida para uma efetiva mudança. Deste modo, com a iniciativa e motivação de todos os interventores sociais, foram colhidos frutos significativos, e deste modo alcançada a mudança para uma melhor qualidade de vida destas pessoas, que até então, não tinham perceção do seu “eu”, e do quanto as suas memórias e as suas vivências seriam importantes para a sua redescoberta. Tornando-se assim numa mútua aprendizagem.