Browsing by Author "Monteiro, Sara Filipa Costa Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Monteiro, Sara Filipa Costa Silva; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO percurso de formação inicial docente veiculado pelos Mestrados em ensino prevê a formação do docente como um agente reflexivo e crítico, numa lógica de reflexividade, criticidade e emancipação profissional, colocando a investigação ao serviço da pedagogia. Neste sentido, a (re)construção de competências e valores é consignada no presente relatório de estágio, que espelha a formação inicial, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, favorável à construção da identidade docente. Neste documento destaca-se a mobilização de conhecimentos científicos, metodológicos e didáticos, aliada ao conhecimento dos contextos educativos, que foram transportados para a prática educativa numa perspetiva dialógica entre a teoria e prática, potenciando o desenvolvimento profissional docente, bem como o desenvolvimento cognitivo e afetivo das próprias crianças. O paradigma socioconstrutivista da aprendizagem foi sistematicamente considerado ao nível dos construtos teóricos explanados, bem como ao nível da ação desenvolvida. Para tal, a metodologia de investigação-ação assumiu-se o pilar deste processo de formação, veiculando um compromisso com a visão transformadora da ação, numa espiral cíclica de observação, planificação, ação e reflexão. A problematização da ação, tal como explanada numa fase final deste relatório, alicerçada num caráter investigativo e reflexivo, evidenciou que as interações pedagógicas de natureza cooperativa incitaram à criação de práticas inovadoras, contextualizadas e comprometidas com a significação da aprendizagem, em ambientes educativos democráticos e democratizantes. Tal constituiu-se um eixo basilar para o desenvolvimento pessoal e profissional.
