Browsing by Author "Monteiro, Sandy Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de Sandy Coelho MonteiroPublication . Monteiro, Sandy Coelho; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Marta, Maria Margarida Campos; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório resulta do processo desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, necessária à obtenção do grau de mestre. Os profissionais de educação com perfil duplo, habilitados para a prática educativa nas duas valências, são responsáveis por reconhecer as crianças enquanto cidadãos únicos, ativos e dotados de capacidade crítica. Assim, apresentam-se os referenciais teórico e legal, mobilizados na procura de uma prática inovadora, que privilegiasse metodologias ativas e assente numa perspetiva socioconstrutivista. Destaca-se a relevância da permanente observação e reflexão, com recurso à Metodologia de Investigação-Ação, estratégia de formação profissional, visando práticas educativas transformadoras que fossem ao encontro das necessidades, interesses e problemas dos contextos educativos, para um desenvolvimento holístico das crianças. Analisam-se, crítica e reflexivamente, algumas ações desenvolvidas, reflexo da mobilização de conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos construídos durante a formação, reconhecendo que a mesma deverá permanecer presente ao longo dos anos de atividade profissional. Releva-se, por fim, o trabalho colaborativo. Nos projetos de intervenção, revelou-se favorável para o desenvolvimento das crianças. Depois, considerando que a identidade profissional se constrói permanentemente em interação com os que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional, o trabalho colaborativo foi indispensável durante o processo de formação, pois se aprendeu nos contextos, ouvindo as partilhas de quem, com mais experiência, contribuiu para a superação da formanda.