Browsing by Author "Monteiro, Beatriz Alexandre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação e digitalização: vantagens da implementação das lojas online no setor automóvelPublication . Monteiro, Beatriz Alexandre; Silva, Pedro Bruno Mendonça daA intensidade das compras online, a consolidação de Marketplaces e, o crescimento de lojas online contribuiram para a evolução do e-commerce em Portugal e, para as empresas começarem a encarar este canal online como meio de realizar negócios e reformular a forma como desempenham as suas atividades económicas. O mercado automóvel surge neste contexto como objeto de análise, dadas as suas especificidades e, por ser um dos setores que atravessa uma profunda transformação digital. A aquisição de um automóvel é uma compra de alto envolvimento emocional, difícil e extremamente ponderada, no entanto o online tornou-se na ferramenta mais utilizada para a pesquisa e recolha de informação. Marcas em Portugal como a Hyundai, Caetano Baviera, Kia e Peugeot já implementaram as suas lojas online, digitalizando todo o processo de reserva do automóvel, a venda no entanto prevalece maioritariamente de forma presencial, dado que continua a existir alguma resistência e medos associados a este tipo de inovação e, sobretudo, à segurança desta transação comercial. A confiança e a perceção de risco são um dos principais obstáculos, em particular para os consumidores que valorizam as suas experiências e canais sensoriais para procederem a uma avaliação consciente dos produtos adquiridos. A motivação deste estudo prende-se com a curiosidade em perceber se uma loja online é efetivamente um canal viável para as marcas de automóveis comercializarem os seus veículos, se a longo prazo a sua implementação tem um impacto positivo e evidente na visibilidade online da marca, nas vendas e no marketing e, ainda compreender os fatores que incentivam e inibem os consumidores portugueses à compra de um automóvel através deste canal.