Browsing by Author "Monteiro, Andreia Sofia Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Andreia Sofia Oliveira MonteiroPublication . Monteiro, Andreia Sofia Oliveira; Marta, Maria Margarida Campos; Sá, Susana Marques deO presente relatório foi sendo elaborado ao longo do segundo ano de mestrado, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, retratando o percurso vivido no âmbito da formação docente inicial. Esta revelou-se vital no desenvolvimento de uma identidade profissional docente ao permitir a expansão e articulação de conhecimentos teóricos, pedagógicos e didáticos potenciadores de uma práxis de participação centrada na criança e nas experiências a ela proporcionadas à luz da intencionalidade pedagógica. No âmbito de interações qualitativas entre os vários intervenientes do processo educativo, releva-se a presença fulcral da dimensão colaborativa no sentido da emersão de conhecimento, e consequentemente no enriquecimento da ação, através da partilha, reflexão e diálogo de diferentes perspetivas. Inscrevendo-se numa perspetiva sacio construtivista, o vigente relatório, procura, através do enquadramento teórico e legal e da seleção das ações pedagógicas desenvolvidas, ressaltar a visão da criança como participante ativo no processo de aprendizagem, assim como a perspetiva do adulto sendo mediador e estimulador das potencialidades de cada criança, atentando às suas especificidades por intervenção da sua capacidade de observação e escuta atenta. Um outro pilar fulcral no estímulo da capacidade reflexiva e indagatória cabe ao desenvolvimento da Metodologia de lnvestigação-Ação, caracterizadora de uma prática investigativa com vista à transformação tendo em conta ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Assim, como resultado de uma formação dupla, nasce o presente relatório, reflexo da articulação gradual de conhecimentos conducentes a uma visão respeitadora e atenta do desenvolvimento global da criança.