Browsing by Author "Mesquita, Vera Raquel Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Para ser grande, sê inteiroPublication . Mesquita, Vera Raquel Pereira; Lima, Cláudia MaiaA construção da identidade docente faz-se pelo crescimento pessoal e profissional, num processo de aprendizagem constante. De facto, crescer como professor é um processo que somente se faz sendo inteiro. E é sobre este processo que se desenvolve, ao longo de um ano rico de experiências e de partilha de ideias, o presente relatório de estágio. Assim, o objetivo máximo deste documento prende-se com a reflexão crítica e fundamentada de toda a prática de ensino, e das dimensões implicadas no perfil de um professor reflexivo e investigador. Por se inserir numa fase final de formação, a mestranda procura relacionar a prática efetuada com a teoria até então estudada, refletindo sobre o enquadramento académico e profissional do mestrado e da docência, sobre as práticas de ensino e os contextos para os quais foram pensadas, valorizando-se as dimensões profissional, reflexiva e investigativa. A Prática de Ensino Supervisionada foi sempre baseada em pressupostos teóricos e no contexto educativo, fundamentais para a promoção de aprendizagens significativas, quer para os estudantes quer para a docente em formação. A componente investigativa Cultivar aprendizagens – utilização de sensores numa horta escolar, implicou uma proposta didática que pretendia promover a preferência e disposição dos estudantes para provar hortofrutícolas, valorizando a biodiversidade. Para tal, utilizaram-se metodologias de aprendizagem experimental e sensores eletrónicos, envolvendo os estudantes cultivo de vegetais e monitorização da horta escolar. O papel preponderante dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, promotores de um espírito colaborativo, enriqueceu e aprimorou o carácter reflexivo e investigativo, e o crescimento pleno e inteiro, da professora estagiária. Assim, este documento finaliza um momento de formação docente, iniciando-se com ele um percurso de aprendizagens, desafios e crescimento que são o mote para a constante formação profissional e de identidade.