Browsing by Author "Mendes, Teresa Maria Queiroz Veiga e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Food tourism in Portugal. A qualitative studyPublication . Mendes, Teresa Maria Queiroz Veiga e; Liberato, Dália; Liberato, PedroGastronomia e Vinhos tem sido um produto premium da entidade nacional de gestão do destino turístico Portugal (Turismo de Portugal, I.P.), desde o primeiro Plano Estratégico Nacional para o Turismo até à atualidade, com crescente visibilidade e prémios na área alimentar. Não obstante, a investigação internacional aponta para a necessidade emergente de um conhecimento especializado desta indústria no contexto português, nomeadamente das suas variadas denominações e potenciais segmentos de procura turística alimentar. O objetivo principal deste estudo consiste em clarificar a denominação atribuída a esta tipologia turística em Portugal, e identificar potenciais segmentos na sua respetiva procura turística, emparelhados com a restauração. Devido à atual situação de pandemia, foi criada uma metodologia exploratória para três grupos focais: um de especialistas de diversas áreas afetas ao tema central da investigação (alimentação, restauração e turismo), e dois dos principais mercados emissores de turismo em Portugal (Portugal e Espanha), adaptados a um formato online, recorrendo a estímulos visuais, e à análise qualitativa de dados através de um software especializado. O grupo focal de especialistas da área alimentar produziu uma dinâmica contrastante, com pontos de vista especializados, mas com conclusões consensuais. A categoria mais debatida foi ‘Mercado de turismo alimentar’, e os dados produzidos durante a sessão provaram ser um ponto de partida incontornável da metodologia desta investigação. O grupo de discussão de turistas do mercado interno revelou uma dinâmica profusa, com o debate mais longo online, tendo-se verificado uma clara saturação de discussão na subcategoria de ‘Desafios e respostas no turismo alimentar’. O grupo focal de turistas espanhóis, embora com um recrutamento desafiante, apresentou uma profícua interação: todos os participantes demonstraram muito conhecimento sobre a cozinha portuguesa, sendo na sua maioria turistas recorrentes em Portugal, e com um elevado nível de satisfação em relação à oferta alimentar em Portugal. Os três grupos demonstram atingir um consenso genérico em relação à utilização do termo ‘turismo gastronómico’ para as atividades turísticas afetas à alimentação, terminologia que a revisão da literatura indica ser a mais frequente para a produção científica a nível europeu. No entanto, as conclusões da análise qualitativa destes grupos revelaram que a procura turística destes participantes em Portugal é diversificada a nível alimentar, sendo que vários dos turistas portugueses e espanhóis preferem variar no tipo de espaços de consumo alimentar. Os mesmos elegeram ainda ambientes mais informais de consumo, com comida local, partilhados pelos residentes, recorrendo a informantes locais. Estes atributos apresentaram-se como garantia de uma autenticidade alimentar não ensaiada. A investigação produziu ainda uma caracterização das cinco tipologias de restauração mais procuradas pelos turistas nacionais e espanhóis. Esta dissertação revelou um conjunto de dados que o panorama de produção académica, até à data, não havia demonstrado no contexto do turismo de expressão alimentar em Portugal. Através da abordagem metodológica da descrição exaustiva das unidades de contexto analisadas nos três grupos focais, este trabalho poderá contribuir quer para a definição de estratégias concertadas de promoção diversificada do turismo de expressão alimentar em Portugal, quer como ponto de partida sólido para investigações futuras.