Browsing by Author "Mendes, Mariana da Conceição da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Mendes, Mariana da Conceição da Costa; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Sá, Susana Marques deO presente relatório de estágio é um documento de qualificação profissional como requisito (parcial) para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que espelha o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional ao longo da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No decorrer desta formação inicial, a Prática Educativa Supervisionada constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que sustentaram uma prática contextualizada e significativa. A construção de um quadro teórico-legal que fundamentou as reflexões sobre a ação permitiu a adoção de uma postura investigadora e reflexiva, com vista à transformação da prática educativa, agindo de forma adequada às exigências dos contextos. O desenvolvimento de saberes profissionais foi construído através da adoção da metodologia de investigação-ação, apoiado nos processos cíclicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Através desta metodologia, os sistemáticos momentos de observação e reflexão, individual ou com outros atores do processo de formação profissional, permitiram o desenvolvimento de uma praxis intencional, articulada, diferenciada e significativa. Acresce, ainda, a procura de desenvolvimento da prática educativa baseada numa perspetiva holística e socioconstrutivista da educação, posicionando a criança no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtora do seu conhecimento. Neste sentido, a elaboração deste documento permitiu uma reflexão crítica das ações desenvolvidas, proporcionando a construção de um perfil profissional generalista, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais adquiridas.