Browsing by Author "Mendes, Maria Isilda da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tutoria de pares: compreensão da leitura e aumento do tempo na tarefaPublication . Mendes, Maria Isilda da Silva; Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaOs alunos que têm experiência de insucesso na compreensão da leitura demonstram ter mais dificuldades em permanecer na tarefa. Sendo a compreensão da leitura uma habilidade que pode ser melhorada com a prática, a tutoria de pares poderá ser uma estratégia usada para promover uma prática adicional. Algumas investigações realçam que a interação entre pares, no momento da leitura, otimiza a estratégia de leitura. A interação permite que o aluno se torne num agente ativo da sua aprendizagem. Neste sentido, Topping (2016) refere que a interação verificada, durante a atividade de compreensão da leitura, numa sala de aula tradicional, não é eficaz, uma vez que implica que exista uma só interpretação do texto – a do professor, tornando-se o aluno num agente passivo (p. 58). Este estudo pretende avaliar o impacto de uma intervenção baseada na tutoria de pares - nas competências da compreensão da leitura e nos comportamentos de tempo na tarefa - de alunos de duas turmas do 8º ano de escolaridade do ensino básico. Trata-se de um Estudo de Casos Múltiplos desenvolvido pela autora no seu contexto de trabalho como professora de Português. Em cada turma identificaram-se três alunos com mais dificuldades em permanecer na tarefa e com dificuldades na compreensão da leitura. A seleção baseou-se no conhecimento sobre o aluno e em trocas de informação nos conselhos de turma. Realçase que estes alunos apresentaram três ou mais níveis inferiores a três nas avaliações intercalares de fim de período letivo. Como instrumento de avaliação e observação, o estudo integrou um pré-teste (compreensão da leitura), a observação direta contínua, ao longo da intervenção, com o uso de registos de comportamentos (registo de frequência e registo do tempo na tarefa) e um pós-teste (compreensão da leitura). Os resultados obtidos, quer na aplicação do pré-teste quer do pós-teste, demonstram que houve ganhos no que toca à melhoria da compreensão da leitura, tanto na turma 1 como na turma 2. Os dados da observação comportamental dos alunos em foco neste estudo,
