Browsing by Author "Mendes, Joana da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginaçãoPublication . Mendes, Joana da Silva; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio, intitulado Ler doce Ler: um voo de página em página com destino à imaginação, realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integra os conhecimentos pedagógicos, teóricos e científicos adquiridos ao longo de uma caminhada formativa desenvolvida pela mestranda no decorrer desta grande viagem. O principal objetivo deste documento passa, assim, por refletir sobre a PES, dando conta das diversas aprendizagens realizadas, com base nos saberes teóricos que regeram a prática educativa, bem como no conhecimento dos contextos educativos onde a professora em formação desenvolveu o seu percurso, apresentando-se, igualmente, os desafios a ele associados. Este relatório inclui, ainda, uma componente investigativa, através da qual se procurou perceber qual a relação entre as novas tecnologias e os hábitos de leitura dos alunos. Ora, na sociedade atual, têm surgido novas formas de literacia que desafiam, cada vez mais, os docentes. Assim sendo, no presente relatório, explorar-se-á a influência das novas tecnologias nas práticas de leitura dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Viajando da página para o ecrã, procura-se entender por que razão os alunos apresentam baixos níveis de desempenho, no que diz respeito à leitura, assim como a desmotivação dos mesmos para essa atividade. Pretende-se, por isso, ao longo destas páginas, realçar a importância dos livros para a promoção de hábitos de leitura, aliando-se o saber ler ao gostar de ler. Numa perspetiva pedagógico-didática, apresentam-se igualmente, neste documento, propostas de estratégias e práticas de promoção leitora, de forma a favorecer uma relação próxima do aluno-leitor com os livros e com a leitura literária.