Browsing by Author "Melo, Vanessa Rabello de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Gestão da Qualidade no contexto da Indústria 4.0Publication . Melo, Vanessa Rabello de; Sá, José Carlos Vieira deA quarta revolução industrial surgiu com o objetivo de agregar novas tecnologias às indústrias com o propósito de trazer mais agilidade, aumentar a produtividade, otimizar processos e com essas mudanças serem capazes de se tornarem mais competitivas no mercado. Essas mudanças ocorrem na gestão e na produção das empresas e refletem, principalmente, nos clientes. Transformar o ambiente de uma indústria em um ambiente inteligente significa criar um ambiente interativo, onde a computação é utilizada para melhorar as atividades. Para responder a seguinte questão de investigação: “De que forma o sistema de Gestão da Qualidade sofre mudanças com a implementação da indústria 4.0 dentro das organizações?” Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL), juntamente com uma análise bibliométrica, com o principal foco nas palavras-chave gestão da qualidade, indústria 4.0 e qualidade 4.0 e suas principais relações. A base de dados utilizada neste estudo foi retirada da plataforma Web of Science (WoS), onde foi constatado que o primeiro estudo a cerca deste tema foi publicado em 2015. A partir desses dados foi desenvolvido um mapa através do software Vosviewer, onde foi possível identificar os principais clusters encontrados em todas as publicações utilizadas, ou seja, as áreas de estudo mais relevantes para este tema. O método de investigação incluiu a elaboração de um survey online e enviado a profissionais de indústrias em Portugal e Brasil, e também, aos profissionais mais específicos da área da Qualidade, a fim de promover o estudo quantitativo sobre o tema. O objetivo consistiu compreender as perceções, desafios, mudanças, resultados e impactos na área da gestão da qualidade ao adotar as tecnologias referente a indústria 4.0 para tornar-se qualidade 4.0. A partir do questionário foram apuradas 116 respostas, destas 63 foram validadas por possuírem a indústria 4.0 implementada na empresa. Através das análises das respostas foi possível verificar que Checklist Digital e Big data são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas; ambas com valores acima de 50% e a seguir o Plano de ação digital com 44,4%. Verificou-se também que o benefício mais mencionado foi a melhoria na gestão de processos, seguida da melhor e mais eficaz tomada de decisão. Os resultados combinados da revisão sistemática da literatura, análise bibliométrica e questionário online indicam que a transformação digital que ocorre na gestão da qualidade oriunda da indústria 4.0 fornece ferramentas tecnológicas poderosas para agregar aos processos da empresa, e quando combinadas com uma gestão da qualidade convencional de base sólida melhoram a eficiência da qualidade 4.0, e mantém-se o foco na satisfação do cliente, além de manter a melhoria contínua do sistema. Desafios também são mencionados nessa implementação, como: investimento financeiro e o relacionamento entre os departamentos ao longo da cadeia produtiva, principalmente a conexão com o departamento de tecnologia da informação (TI), além da adaptação cultural.