Browsing by Author "Mata, Isabel Taboada da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Mata, Isabel Taboada da; Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio apresenta-se como o resultado das reflexões que emergiram em contexto de estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Este contempla as vivências e aprendizagens concretizadas nestes dois níveis de Educação. Neste documento estão edificados os pressupostos teóricos e legais que sustentaram as práticas educativas e consequentemente consolidaram um conjunto de saberes científicos que articulados a uma atitude investigativa, crítica e reflexiva promoveram o desenvolvimento de competências fundamentais para o desenvolvimento do profissional docente. Partindo destes conhecimentos teóricos e refletindo sobre as características do contexto, optou-se pela metodologia de investigação-ação, como potenciadora e/ou facilitadora de um desenvolvimento mais assente em estratégias reflexivas e intencionais criando oportunidades de resolução de problemas emergentes da prática. Assim, a sua característica cíclica baseada em processos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação permitiram à docente em formação transformar e colmatar problemas que emergiram da prática. Analisando as intervenções realizadas assumiu-se uma metodologia construtivista onde a criança é o centro de todo o processo educativo, sendo capaz de construir os seus próprios conhecimentos e aprendizagens de uma forma significativa. Neste processo, o profissional docente adquire o papel de orientador para o processo de aprendizagem de uma forma integradora e integrada. O trajeto formativo explanado neste documento permitiu a construção de um perfil duplo assente num processo de reflexão e colaboração constante e que se revelaram fundamentais quer para o desenvolvimento profissional quer para o desenvolvimento pessoal da docente em formação
