Browsing by Author "Martins, Marta Daniela Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Exercícios vocais como ferramenta técnica complementar nas aulas de cantoPublication . Martins, Marta Daniela Ribeiro; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Coelho, Liliana; Henriques, Emanuel; Ferreira, Magna; Taveira, RuiO presente documento consiste no relatório final da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado, inserida no Mestrado em Ensino da Música – variante Canto, da ESMAE/ESE. Este documento está dividido em três capítulos: guião de observação da prática musical, prática de ensino supervisionada e projeto de investigação. No primeiro capítulo é apresentada a instituição onde foi realizado o estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Música. É retratada a instituição - Conservatório de Música do Porto - explicada a sua história, importância cultural e são apontados os seus documentos orientadores: projeto educativo, critérios de avaliação e comunidade e oferta educativa. No segundo capítulo é descrito o percurso efetuado enquanto estagiário ao longo do ano letivo 2023/24, descrevendo as planificações efetuadas, observações das aulas lecionadas, atividades dinamizadas pela classe de canto e classe de conjunto, reflexão e conclusões obtidas. Com o projeto de investigação pretende-se explorar exercícios específicos com efeito na fisiologia vocal que, através da sua prática regular, aprimoram o autoconhecimento e a saúde vocal dos cantores. Tais exercícios foram adquiridos ao longo de oito sessões com uma terapeuta da fala especializada no atendimento de cantores líricos. Após a absorção dos mesmos, pretendi aplicar os exercícios com os meus alunos de canto da Escola Profissional de Artes performativas da Jobra durante o ano letivo 2023-2024. Os resultados obtidos demostram que este estudo contribuiu para um maior autoconhecimento do funcionamento da voz e da importância da saúde vocal para a aprendizagem e desenvolvimento técnico dos alunos de canto. Destaca-se de igual forma, a relevância que os mesmos exercícios podem assumir na prevenção de perturbações no normal funcionamento do aparelho vocal e a consequente utilização benéfica do mesmo.