Browsing by Author "Martins, Elisabete Pinho Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Influência das Redes Sociais nos Padrões de BelezaPublication . Martins, Elisabete Pinho Fernandes; Santos, José Duarte da RochaImagem perfeita, corpo escultural, moda, são temas que cada vez mais estão presentes nas redes socais. Como um canal de comunicação interativo e eficaz, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de divulgação. Influenciadores digitais, através das suas vastas listas de seguidores conseguem chegar a públicos que, talvez, uma empresa por canais de comunicação convencionais, nunca chegaria. O presente estudo, tem o objetivo de perceber a influência que as redes sociais e os seus influenciadores podem ter em relação aos padrões de beleza. A seguinte questão de investigação orienta o trabalho desenvolvido: “Os influenciadores das redes sociais condicionam os padrões de beleza?” O estudo empírico desenvolvido foi de cariz quantitativo com recurso a um questionário online que permitiu obter 344 respostas válidas. Estatisticamente utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que permitiu confirmar dez hipóteses e verificar relações existentes entre quatro dos cinco construtos utilizados. Assim, concluiu-se que a confiança no influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e para a formação do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a identificação com o influenciador e aumenta a satisfação corporal; a credibilidade do influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, aumenta a identificação com o influenciador, aumenta a confiança no influenciador e também a satisfação corporal; a identificação com o influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a satisfação corporal; o estereótipo de beleza apresentado nas redes sociais contribui para influenciar a satisfação corporal.