Browsing by Author "Martins, Ana Pimenta"
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- A magia dos livros na era digital: o seu auxílio na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Martins, Ana Pimenta; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Prática Educativa Supervisionada foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este desempenhou um papel fundamental, pois reflete não só sobre o desenvolvimento científico, pedagógico e didático obtido ao longo da minha trajetória académica, pessoal e social, bem como sobre o meu percurso ao longo da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, que estimulou a elaboração do presente projeto de investigação. Neste sentido, através do referido projeto, procurou-se desenvolver nos alunos hábitos de leitura, em articulação com a realidade da Era Digital em que vivemos, criando-se uma Biblioteca Digital. Ao longo do ano, foram aplicadas estratégias para incentivar o acesso e a utilização desta ferramenta, visando não só aumentar o conhecimento literário dos estudantes, mas também destacar a importância da leitura como habilidade transversal que contribui para o sucesso em várias disciplinas do currículo escolar. A Biblioteca Digital foi projetada para fornecer acesso a um amplo conjunto de obras literárias, adaptadas às diferentes preferências e níveis de escolaridade dos alunos, incentivando a exploração ativa e a compreensão crítica das narrativas. Deste modo, foram percorridas quatro fases, nomeadamente a observação, o desenho de estratégias, a implementação dessas estratégias e a análise dos dados recolhidos, no sentido de depreender a forma como os alunos das três turmas de ambos os ciclos utilizaram quer o espaço da Biblioteca Digital quer as estratégias para uso da mesma e, ainda, perceber o impacto das sessões nos conhecimentos literários. Foi evidente que os estudantes se apropriaram tanto das estratégias fornecidas como do espaço criado, no entanto ficou notório que uma das turmas demonstrou um maior envolvimento e autonomia na utilização de todas as ferramentas. Todo o percurso realizado no contexto educacional encontra-se documentado nas páginas do presente Relatório de Prática Educativa Supervisionada, refletindo os desafios, as conquistas e as aprendizagens que contribuíram para o meu desenvolvimento enquanto futura professora.