Browsing by Author "Marmeleira, Maria Teresa Penha"
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- A (Hiper)pedagogia crítica para a autonomia aplicada à educação para o desenvolvimento sustentável no ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Marmeleira, Maria Teresa Penha; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daPretendeu-se, com o presente trabalho, analisar as perspetivas, no ponto de vista dos alunos, da efetividade de diferentes abordagens pedagógico-didáticas que se sustentem numa pedagogia crítica para a autonomia (Raya et al., 2007), focada no uso de recursos hipermédia e audiovisuais que fomentam a motivação e participação dos alunos no processo de ensino e aprendizagem (Cruz, 2012). Este trabalho pretende também demonstrar o desenvolvimento de aprendizagens holísticas e sustentáveis (UNESCO, 2017), aliadas a trabalhos colaborativos, com vista a promover o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Posto isto, este estudo desenvolveu-se em torno de dois objetivos principais: a) Perspetivar e analisar diferentes abordagens e estratégias que concorram para um desenvolvimento eficaz da pedagogia crítica para a autonomia no ensino de inglês no 1.º CEB, sendo o principal foco aliar as mais indicadas no ensino de inglês ao desenvolvimento da autonomia e pensamento crítico dos alunos; b) Procurar e identificar contributos do uso de recursos interativos, multissensoriais e hipermédia, analisadas no contexto de prática de ensino supervisionada, que contribuam e promovam o desenvolvimento sustentável e autonomia dos alunos na aprendizagem de inglês (UNESCO, 2017; Sá, 2007; Sá & Andrade, 2008). A investigação decorreu sob metodologia de índole etnográfica, de natureza qualitativa e com contornos de investigação-ação (Greenwood & Levin, 2007), na qual se utilizou os seguintes instrumentos de recolha de dados: a) planificações de aulas; b) registos de imagens das práticas (vídeos e fotografias); c) diário de bordo; d) inquérito por questionário a alunos; e) análise de trabalhos realizados pelos alunos; f) entrevistas a alunos. Os principais resultados obtidos parecem indicar que as práticas aplicadas no contexto do presente estudo permitem desenvolver as competências da autonomia e colaboração aliadas a uma aprendizagem efetiva e ativa do inglês, na qual os alunos se sentem motivados a aprender uma língua estrangeira desenvolvendo competências essenciais à sua formação integral enquanto cidadãos ativos do presente e agentes de mudança do futuro.