Browsing by Author "Maia, Pedro Alberto da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O revenue management e a sua aplicabilidade ao departamento de Food & BeveragePublication . Maia, Pedro Alberto da Costa; Oliveira, Mónica; Melo, AntónioNos últimos anos, o Revenue Management tem sido utilizado em vários setores, iniciando nas companhias aéreas, passando pelo setor hoteleiro e de restauração, com o foco na criação e maximização da receita. Este estudo tem como principal objetivo o desenvolvimento e a aplicação do Revenue Management (RM) no departamento de P&B, através do estudo dos seus sistemas e estratégias, de forma a perceber como os estabelecimentos de restauração podem otimizar a receita, através da criação e implementação de sistemas de RM. Neste sentido, o Revenue Management torna-se uma ferramenta útil para a gestão de preços, tornando os estabelecimentos mais competitivos, tendo como ambição fazer crescer o negócio e torná-lo sustentável. Começa-se esta investigação pela revisão da literatura onde procuramos compreender os princípios e características do Revenue Management no seu todo, conhecer as estratégias de RM e saber como aplicá-las no departamento de P&B e explorar o conceito de Restaurant Profitability Management. A metodologia escolhida foi a quantitativa, onde foram elaborados questionários que foram distribuídos pelos hotéis e restaurantes de Portugal. Os resultados demonstram que a maior parte dos inquiridos não está familiarizada com o conceito de Restaurant Revenue Management. Dentro daqueles que estão familiarizados com o conceito, acreditam que a aplicação do conceito de RRM é importante para os resultados da empresa. Consideram que permite definir o cliente ideal com base nas suas características e permite tomar decisões com base no conhecimento, criar uma estrutura de custos fixos e variáveis, entre outros.