Browsing by Author "Maia, Beatriz Pinto Marques da Costa"
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- Desafios da gestão de recursos humanos na atração e retenção de colaboradores no setor da restauraçãoPublication . Maia, Beatriz Pinto Marques da Costa; Melo, António; Silva, SusanaO presente estudo tem como principal foco abordar os desafios da Gestão de Recursos Humanos (GRH) no setor da restauração. Pretende-se com esta investigação caracterizar e compreender as facilidades e/ou dificuldades que as empresas do setor da restauração sentem na GRH, nomeadamente nos processos de atração e retenção de talento. A importância deste estudo justifica-se pela elevada rotatividade de funcionários, horários extensos e desgaste físico e emocional serem umas das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor, afetando diretamente a qualidade do serviço, os lucros das empresas e a satisfação dos colaboradores. O trabalho é desenvolvido num cenário pós pandemia mundial, provocada pela COVID-19, onde a necessidade de adaptação da gestão estratégica dos RH é imperativa. Inserindo-se num projeto mais amplo que objetiva ainda identificar o impacto desta crise nos trabalhadores do setor, tentando entender as mudanças adjacentes às práticas de GRH na restauração em Portugal, do ponto de vista de diferentes empresários. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre os conceitos supracitados e utilizada uma metodologia de caracter misto. O estudo tem uma componente quantitativa sob a forma de questionários direcionados a gestores de restaurantes. Simultaneamente, também foi adotada uma abordagem qualitativa a fim de compreender a perceção dos ex-colaboradores do setor da restauração. Os resultados possibilitaram identificar as atuais dificuldades sentidas na atração e retenção de colaboradores no setor e elencar algumas estratégias já adotadas ou a adotar pela GRH que lhes consigam dar resposta, podendo ajudar as empresas a tomar medidas para melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar a retenção de talentos e a atração de novos funcionários. São percetíveis as incongruências entre a perspetiva da entidade patronal e aquilo que os colaboradores sentem, resultando num dos desafios primários que é entender as necessidades dos RH.