Browsing by Author "Machado, Ana Sofia Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perspetivas de ensino do flautim: uma abordagem pedagógica para o ensino secundárioPublication . Machado, Ana Sofia Rodrigues; Alves, Ana Raquel de Oliveira Milheiro Lima; Moreira, Daniel Filipe Pinto; Pereira, Marco; Freire, AnabelaNo âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Escola Superior de Educação, ambas do Instituto Politécnico do Porto, foi elaborado o presente Relatório de Estágio. O documento apresenta a descrição e reflexão acerca do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2024/2025. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do professor Marco Pereira, e com a professora Anabela Freire em Classe de Conjunto – Música de Câmara. O primeiro e segundo capítulos referem-se à caracterização do Conservatório, à descrição da Prática de Ensino Supervisionada, e caraterização dos envolventes. O terceiro capítulo inclui o Projeto de Investigação, denominado Perspetivas de Ensino do Flautim: Uma Abordagem Pedagógica para o Ensino Secundário, que pretende entender a perspetiva de professores e alunos acerca da importância e necessidade de incluir (ou não) o estudo do flautim nas aulas de flauta transversal do ensino especializado de música, a partir do ensino secundário, e a importância que o domínio da prática do flautim pode ter nos dias de hoje, para uma formação mais completa e adequada às exigências do mercado de trabalho. Para complementar o projeto, inicia-se o desenvolvimento de um método, com exercícios e estudos que apoiem os alunos no seu contacto com o flautim. O estudo pretende responder, por meio de revisão de literatura e da aplicação de dois questionários a alunos, ex-alunos e professores de flauta transversal, às seguintes questões – (1) Qual a perceção de alunos e professores acerca da necessidade de incluir aulas de flautim no Plano Curricular de Flauta transversal do Ensino Especializado de Música? (2) Qual a idade mais indicada para introduzir e aprofundar em aula o estudo do flautim e do seu repertório? (3) De um modo geral, são lecionadas aulas de flautim nas academias e conservatórios, em Portugal? (4) Quais as principais dificuldades e inseguranças dos alunos na prática do flautim? No final abordam-se as conclusões e reflexões finais do estudo, e as suas implicações educacionais e relação com a prática docente.