Browsing by Author "Lopes, Manuel Agostinho Aires"
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- As Ferramentas multimédia no Ensino das Ciências Naturais do 2.º Ciclo-Estudo de caso com uma turma do 6.º anoPublication . Lopes, Manuel Agostinho Aires; Silva, ArmandoNeste trabalho de investigação procedeu-se à utilização das ferramentas multimédia no ensino das ciências naturais (CN) numa turma do sexto ano. Assim, o nosso estudo baseou-se em torno de uma questão central: De que modo as ferramentas multimédia podem influenciar o ensino e aprendizagem das ciências naturais? Para a realização deste trabalho estudou-se “um caso” de utilização de ferramentas multimédia no ensino das CN com uma turma do sexto ano de escolaridade. Para isso selecionamos as seguintes ferramentas multimédia: Plataforma Moodle, QIM, Escola Virtual e a plataforma Kahoot!. A introdução das Ferramentas multimédias nas aulas de CN, iniciou-se em novembro e conclui-se no final do ano letivo. Tudo se iniciou com a criação da disciplina de CN, no Moodle da escola, à qual se seguiu a inscrição dos alunos. A plataforma Moodle permitiu-nos desenvolver com os alunos uma forma de ensino não presencial, numa aproximação ao modelo b-learning. Através desta plataforma disponibilizamos aos alunos todos os recursos pedagógicos utilizados nas aulas de CN, em especial os vídeos e as apresentações em PowerPoint. No Moodle criamos um fórum onde foram sendo colocadas questões sobre os conteúdos das aulas, permitindo aos alunos consultar as questões e dar respostas às mesmas. Neste fórum os alunos podiam igualmente colocar as suas dúvidas sobre as diversas matérias das aulas. Com o Moodle, os alunos realizaram quatro testes de avaliação. Esta experiência revelou-se bastante positiva no que concerne aos resultados obtidos pelos alunos. Dado que a sala de aula de ciências naturais está equipada com o QIM, a sua utilização nas aulas foi uma constante. Com o QIM realizamos diversas atividades, as quais serviram para consolidar os conteúdos trabalhados ao longo das aulas. O recurso à Escola Virtual foi igualmente muito frequente, tendo utilizado diversas atividades interativas desta plataforma. Para a realização das atividades da Escola Virtual, utilizei um rato sem fios, que me permitiu deslocar pela sala de aula e solicitar aos alunos a realização das atividades que se encontravam projetadas no quadro interativo. Esta técnica é vantajosa, pois evita que os alunos se levantem do lugar, situação que gera normalmente alguma perturbação no desenrolar das aulas. Finalmente, o último recurso multimédia utilizado nas aulas de ciências naturais foi a plataforma Kahoot!. Esta plataforma é um sistema de avaliação tipo pergunta e resposta, em que os alunos utilizam o seu smartphone para responder a questões projetadas na tela branca. Esta, foi sem dúvida alguma, a ferramenta multimédia que os alunos mais gostaram. Para eles, esta ferramenta é vista como um jogo e não como um sistema de avaliação das aprendizagens. No fundo estão a brincar aprendendo. O entusiasmo com esta plataforma foi evidente e até viciante para alguns alunos. O projeto foi realizado na Escola Básica de Abação em Guimarães e pretende-se, com os resultados e conclusões apresentados, promover nos professores uma sensibilização para a utilização das ferramentas multimédia no ensino e aprendizagem.
