Browsing by Author "Lopes, Ana Sofia do Carmo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Lopes, Ana Sofia do Carmo; Choupina, CeldaA escola, anteriormente caraterizada pela sua função de passagem curricular sistemática, hoje afigura-se como uma comunidade de pessoas que agem, interagem, aprendem e evoluem, requerendo um perfil de professor reflexivo e indagador. Portanto, é neste contexto que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e de construção científico-profissional da mestranda. Face ao referido, a reflexão a seguir realizada acerca da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos preponderantes no ensino e beneficia de um cariz investigativo, dois pilares fundamentais na metodologia de investigação-ação. Assim, este relatório configura-se como uma ferramenta que potencia o desenvolvimento e a avaliação da formanda na busca de um crescimento, evidenciando-se os desafios, as potencialidades que pautaram este percurso, bem como os aspetos e as competências ainda a desenvolver. Este documento procura, também, sobretudo pela sua componente investigativa, realçar que um professor somente se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico e a investigação-ação. Ademais, pretende evidenciar que o sucesso no ensino e na aprendizagem da gramática passa pelas conexões entre o saber (meta)linguístico do professor e a sua constante atualização, acompanhando os recentes contributos advindos da Linguística Aplicada e Descritiva, e por uma metodologia que assente, especialmente, na reflexão (meta)linguística pelo aluno, que se revela fundamental para a compreensão leitora, pois esta envolve processos linguísticos, desde o nível do som ao nível do texto.