Browsing by Author "Leite, Eduardo Correia"
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- As dimensões da atitude e da experiência do utilizador face à publicidade nos jogos online: o impacto no engagement e no comportamento futuroPublication . Leite, Eduardo Correia; Torres, AnaTem-se assistido nos últimos anos a um crescimento considerável do investimento das empresas na área do Marketing Digital, sendo que uma das preocupações dos profissionais da área seja a busca constante de novas estratégias e tácticas para comunicar e interagir com os consumidores. Desta forma, um dos mercados com maior evolução e de maiores dimensões é o dos vídeosjogos. Logo, tem-se assistido cada vez mais a elevadas horas de jogos despendidas pelos utilizadores, aliado ao rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, evidenciam os jogos de vídeo online como uma emergente ferramenta de comunicação e de interação directa com o consumidor que se poderão traduzir na captação de novos clientes e no aumento da notoriedade da marca. Resultante disso, o presente trabalho tem como objectivo avaliar quais os determinantes da atitude e do comportamento esperado pelos utilizadores de vídeosjogos online face à exposição da publicidade nos jogos e avaliar qual o impacto no engagement. Nesse sentido, este estudo pretende perceber de que forma o comportamento futuro do utilizador é afectado pelo engagement. No total foram obtidas 103 respostas válidas através da aplicação de um questionário on-line, que permitiram testar o modelo conceptual proposto, utilizando a análise factorial e a análise de regressão, para examinar o conjunto de relações entre as dimensões do In Game Avertising Experience, e o engagement e, como este influência o comportamento futuro do utilizadores. Os resultados da regressão linear confirmam parte das hipóteses testadas: As dimensões do In Game Avertising Experience, mais especificamente, o Entretenimento e a Eficácia revelaram ter um efeito positivo no Engagement e, o Conteúdo, Disrupção e Irritação não são estatisticamente significativas, para poder explicar o Engagement. Por fim, o Engagement demonstrou ter um impacto positivo significativo no comportamento futuro dos utilizadores, isto é, a intenção futura de jogar e recomendar os videojogos online. No final são discutidas as conclusões, apresentados os contributos para a gestão, as limitações do estudo e sugestões para futuras investigações.