Browsing by Author "Legramante, Douglas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uma integração do modelo de aceitação da tecnologia e do modelo de sucesso de sistemas de informação na análise da satisfação e continuidade de uso do MoodlePublication . Legramante, Douglas; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Azevedo, José Manuel Monteiro LopesEste estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação e a intenção de continuidade de uso, de estudantes e professores, quanto ao uso do Moodle. Para isso, propomos um modelo teórico que integra os constructos qualidade da informação e satisfação do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean aos constructos utilidade percebida, facilidade de uso percebida e intenção de continuidade de uso do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis. O modelo hipotético validado empiricamente é composto por 5 dimensões e 16 variáveis. Os dados foram analisados a partir de 144 questionários válidos de professores e estudantes de cursos de graduação. A técnica de estimação de máxima verossimilhança foi adotada na análise dos dados por meio da modelagem de equações estruturais. Seis das nove relações hipotetizadas foram confirmadas. Os resultados revelaram que a qualidade da informação impacta positivamente a facilidade de uso percebida e a satisfação do usuário. A facilidade de uso percebida impacta positivamente a utilidade percebida, que por sua vez impacta positivamente a satisfação do usuário e a intenção de continuidade de uso. Da mesma forma, a satisfação do usuário impacta positivamente a intenção de continuidade de uso do Moodle. Foi evidenciado ainda que a utilidade percebida é a mais forte preditora da satisfação do usuário. Estes resultados podem contribuir para que instituições de ensino, gestores, administradores e designers de sistemas de e-learning possam desenvolver estratégias a fim de aumentar a satisfação dos usuários com relação ao uso do Moodle.