Browsing by Author "Latourrette, Ivo Filipe de Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos jogos no envolvimento dos estudantesPublication . Latourrette, Ivo Filipe de Castro; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraO presente estudo tem como objetivo fornecer uma revisão abrangente da literatura sobre gamificação, jogos sérios e envolvimento dos alunos, a fim de sintetizar a informação disponível e determinar o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem para aumentar o envolvimento dos alunos. O estudo examinará o contexto da gamificação e dos jogos sérios na educação, explorará o problema do desinteresse dos alunos nas abordagens de aprendizagem tradicionais e investigará a forma como a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos podem resolver este problema. A questão de investigação que orienta este estudo é: "Qual é o papel da gamificação e da implementação de jogos no processo de aprendizagem no envolvimento e motivação dos alunos?" Para responder à questão de investigação, será efetuada uma revisão narrativa da literatura. Estudos, artigos e publicações relevantes serão reunidos e analisados para identificar as principais conclusões e tendências relativas à eficácia da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos no reforço do envolvimento dos alunos. A metodologia envolverá a realização de um questionário abrangente que avaliará as perceções dos alunos e dos professores sobre a gamificação e a implementação de jogos no processo de aprendizagem, bem como o impacto dos jogos na aprendizagem, e analisará os dados extraídos. Espera-se que os principais resultados deste estudo forneçam informações sobre os benefícios e desafios da utilização da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos na educação. Prevê-se que os resultados demonstrem o impacto positivo da gamificação no envolvimento, motivação e resultados de aprendizagem dos alunos. Além disso, o estudo explorará fatores que contribuem para a implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação, como a conceção dos elementos do jogo, o alinhamento da mecânica do jogo com os objetivos de aprendizagem e a importância de incorporar feedback e recompensas. A investigação também irá lançar luz sobre potenciais limitações e barreiras à utilização eficaz da gamificação na sala de aula. Este estudo tem implicações para educadores, designers instrucionais e decisores políticos no domínio da educação. Os resultados informarão o desenvolvimento de melhores práticas e diretrizes para a incorporação da gamificação e da aprendizagem baseada em jogos em contextos educativos, com o objetivo de aumentar o envolvimento dos alunos e promover experiências de aprendizagem significativas.
 
