Browsing by Author "Jesus, Isabel Patrícia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância da comunicação integrada no web marketing: estudo de um caso práticoPublication . Jesus, Isabel Patrícia; Pires, Paulo AlexandreEspecialmente desde a última década, com o advento e familiarização das Redes Sociais, muitos teóricos escrevem sobre a banalização do acesso e utilização da internet. Contudo, a maioria dos artigos foca-se nos atributos e atitudes do marketing direto: da marca para (com) o consumidor/cliente e as respostas consequentes. Uma análise à realidade web nacional permite, porém, compreender que, o mundo empresarial não se adapta da mesma forma, nem à mesma velocidade. Empresas que atuam em mercados mais industriais ou cujo público-alvo é Business to Business descuram muitas vezes a sua imagem online: não aproveitam a sua faceta de custos minimizados, não compreendem o ambiente web como um campo fértil para o Marketing Relacional ou Serviço de Apoio ao Cliente, continuando a preferir a consolidação dos leads conseguidos através de eventos de networking como formações ou workshops. Tendo em conta os estudos que demonstram que as empresas são organismos vivos que, muitas vezes, levantam barreiras à inovação ou a interdisciplinaridade entre Departamentos, o foco está em demonstrar que a aposta na Elaboração de um Plano de Web Marketing Integrado para a empresa XZ Consultores, com mais de 20 anos de experiência no Mercado e sediada em Braga; com uma equipa capaz, consegue não só modernizar a capacidade de utilização das ferramentas digitais; como terá maior perceção do alcance social, da relevância do engagement para o aumento da notoriedade e reconhecimento online (numa época de tão acérrima concorrência) e, com as corretas noções de medição de resultados, pode extrapolar para os resultados de todo o Organismo, reforçando a relevância da Comunicação Integrada de Marketing. Esta Dissertação pretende então ser um estudo prático-guia não só para a XZ Consultores, com todo o Planeamento de Web marketing e Redes Sociais personalizado, como auxiliar empresas nacionais a compreender as áreas principais de um Plano de Web Marketing para não descurarem a atualização da presença web da marca. O projeto desenvolvido para a XZ Consultores reforça que, ao trabalhar novos Canais, todos são distintos e todos necessitam de um Tom de Comunicação Coerente e uma estratégia de Marketing Integrada. Desta forma, todas as plataformas web empresariais, se devidamente estudadas e planeadas, resultam em diminuição de custos, maior retorno no Investimento e garantem um crescimento de notoriedade, reputação - e consequentemente de contactos - gradual, sustentada e orgânica.