Browsing by Author "Guedes, Beatriz Sousa Casaca Abrantes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Beatriz Sousa Casaca Abrantes GuedesPublication . Guedes, Beatriz Sousa Casaca Abrantes; Marta, Maria Margarida Campos; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Graça, Vânia Gabriela DiasO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada (PES) que integra o plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar (EPE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), na Escola Superior de Educação do Porto, necessário à obtenção da profissionalização de docente com duplo perfil. O presente documento resulta do processo de formação inicial docente e espelha o percurso formativo desenvolvido nas valências de 1º CEB e EPE, dando a conhecer a prática pedagógica desenvolvida, analisando as ações e fazendo uma reflexão. Assim, as etapas da metodologia Investigação-Ação, numa lógica de planificação, ação e reflexão, sustentada no paradigma socioconstrutivista e nos referenciais teóricos subjacentes, contribuíram para a transformação das práticas educativas e para a construção de uma identidade profissional. Toda a ação educativa assentou no paradigma socioconstrutivista, pressupondo um papel ativo da criança na aprendizagem, procurando-se responder às necessidades e interesses da mesma. As práticas educativas estiveram alinhadas com o projeto de intervenção subordinado à temática da alimentação saudável no 1º CEB e dos seres vivos na EPE. Durante o projeto revelou-se crucial o trabalho colaborativo entre o par pedagógico, supervisoras institucionais, educadora e professora cooperante, gerando uma reflexão mútua que resultou numa significativa progressão e qualidade nas mesmas práticas. Assim, a PES possibilitou o contacto com os contextos educativos, compreendendo as especificidades e construindo, consciente e reflexivamente as atividades pedagógicas, conduzindo a um desenvolvimento holístico da criança.