Browsing by Author "Gomes, Marta Agostinha Vieira"
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- Avaliação do impacto do uso de jogos digitais sérios na promoção de competências comunicativas na paralisia cerebralPublication . Gomes, Marta Agostinha Vieira; Silva, Firmino; Maia, FátimaA presente investigação pretende compreender qual o impacto que o uso do Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” apresenta na promoção de competências comunicativas em indivíduos com Paralisia Cerebral. Os jogos são uma ferramenta intrínseca há muito no quotidiano do ser humano que evoluíram rapidamente para Jogos Digitais. Os Jogos Digitais apresentam uma realidade mais rica pelas características sensoriais que apresentam, permitindo uma interação mais dinâmica. Este conceito evoluiu também para Jogo Digital Sério. O Jogo Digital Sério apresenta duas vertentes: a vertente lúdica e a vertente séria, ou seja, este apresenta como objetivo principal o equilíbrio entre a componente lúdica e o treino de competências. A aplicabilidade dos Jogos Digitais Sérios é vasta, sendo a saúde uma área crescente que apresenta um grande potencial no que concerne à reabilitação de competências, nomeadamente na Paralisia Cerebral. A Paralisia Cerebral é condição neuromotora que frequentemente se encontra acompanhada por alterações da sensação, cognição, comunicação, perceção, comportamento, epilepsia e problemas músculo-esqueléticos secundários. As dificuldades de acesso às aprendizagens ou experiências estão, na maioria das vezes, relacionadas com as dificuldades que apresentam. A intervenção do Terapeuta da Fala surge como fulcral nomeadamente na área da Comunicação. O desafio diário de (re)inventar novas metodologias de intervenção que permitam potenciar competências, mantendo o nível de motivação dos indivíduos, na esfera da intervenção deve ser uma componente considerada pelo Terapeuta da Fala. A presente investigação apresenta em termos metodológicos o âmbito de Estudo de Caso, composto por Casos Múltiplos. Os Participantes consistem assim na colaboração de dois indivíduos com Paralisia Cerebral (Participantes Principais) e as suas Cuidadoras Principais (CP). Os indivíduos com Paralisia Cerebral foram selecionados considerando características como Classificação Gross Motor Nível IV; Classificação Nível IV do Sistema de Classificação da Comunicação; Utilizadores de um Sistema Aumentativo e Alternativos de Comunicação. Os objetivos principais são compreender se o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” permite: potenciar competências comunicativas; promover motivação intrínseca por parte dos utilizadores durante a interação com o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?”; perceber as mais-valias e fragilidades do mesmo, considerando também os princípios de usabilidade e, deste modo, concluir se este poderá ser uma mais-valia como ferramenta complementar de intervenção do Terapeuta da Fala. O Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” foi ajustado, considerando as 8 boas práticas definidas para a saúde conciliado com a prática da investigadora. Para compreensão dos objetivos propostos os dados foram recolhidos através de instrumentos qualitativos (Entrevista Semiestruturada) e instrumentos quantitativos (System Usability Scale (SUS); Inventário de Motivação Intrínseca (IMIp) e um Protocolo de Observação Informal antes e após a interação com o Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?”). Os dados qualitativos foram tratados considerando a análise temática, que posteriormente foram relacionados através do método de triangulação de dados. Os resultados principais demonstram que o uso do Jogo Digital Sério “Vou sair de casa, e agora?” se apresenta como uma ferramenta complementar com impacto ao nível da intervenção do Terapeuta da Fala na área da Comunicação, influenciado positivamente a motivação e permitindo maior autonomia para exploração da ferramenta pelo indivíduo com Paralisia Cerebral. No estudo foi possível ainda compreender a barreira que ainda existente pela sociedade e o modo como a atitude do outro condiciona o desempenho do indivíduo com Paralisia Cerebral quando utilizador de um Sistema Aumentativo e Alternativo de Comunicação. A investigação neste âmbito surge ainda como uma mais-valia uma vez que os estudos neste sentido são escassos, não obstante as potencialidades e a criação de ferramentas que acompanham a era tecnológica se apresentam com um grande potencial.