Browsing by Author "Gavaia, Bruno Afonso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar a brincar para aprender a viverPublication . Gavaia, Bruno Afonso; Rodrigues, Pedro CorreiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática de Ensino Supervisionada (PES), pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento encontram-se organizados pressupostos teóricos e legais que corroboram a prática docente bem como alguns momentos da PES do mestrando. No decorrer da prática, o mestrando teve contacto com duas turmas de cada ciclo (1º CEB e 2º CEB), havendo uma perspetiva constante de crescimento e desenvolvimento de estratégias e metodologias inovadoras, adequando-as às características específicas de cada um dos contextos, os quais chegaram a abranger um curto período de ensino remoto de emergência. As intervenções realizadas tinham por base um desenvolvimento exploratório de atividades digitais e gamificadas, tendo-se verificado momentos de observação, cooperação, planificação, implementação/ação e reflexão, alguns momentos de investigação. Neste documento, para além da apresentação de práticas dos contextos supramencionados, também se encontra a componente investigativa, em formato de artigo científico, a qual se associa com um estudo caso da implementação e reflexão sobre a utilização de um jogo de cartas de ciências como estratégia de motivação, incentivo e auxílio ao estudo num 5º ano de escolaridade. A mesma constitui um estudo caso do material didático, as cartas, averiguando qual o impacto das mesmas nas aprendizagens e progressões dos alunos. Durante a PES, destaca-se uma aposta num desenvolvimento de um trabalho apoiado em interesses específicos dos alunos, procurando deixá-los mais empenhados e entusiasmados, promovendo atividades que implique que os alunos sejam construtores frequentes do seu próprio conhecimento, fazendo-o através de atividades lúdicas. Deste modo, os alunos preparam-se para a vida, aprendendo com brincadeiras orientadas, mediadas e didaticamente ponderadas.