Browsing by Author "Furfuro, Dandhara Lara"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência das tecnologias na redefinição de uma escola plural: "O teu português ou o meu"?Publication . Furfuro, Dandhara Lara; Sousa, Maria Elisa da SilvaNum cenário educativo em constante transformação, o papel da Escola transcende a mera transmissão de conhecimento, passando a exigir uma abordagem dinâmica que dialogue eficazmente com as exigências da sociedade contemporânea. A rápida evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) introduz desafios e oportunidades na educação, exigindo que a sua integração seja feita de forma crítica. Assim, o presente Relatório é, simultaneamente, uma reflexão do percurso realizado pela mestranda ao longo da PES e uma procura das interconexões entre a pedagogia centrada no aluno, a valorização do pensamento crítico como suporte para o desenvolvimento de competências metacognitivas e as TDIC no contexto educacional. O documento procura, ainda, abordar a complexa intersecção entre os pressupostos legais, os princípios constitucionais e as demandas contemporâneas na educação, destacando-se a promoção de uma educação inclusiva, democrática e orientada para o desenvolvimento integral dos alunos. A mestranda delineou, ainda, o esboço de um Projeto de Investigação que, embora não tenha sido implementado, lhe permitiu aprofundar o seu entendimento nas suas áreas de estudo. O foco deste estudo é entender o impacto do uso das TDIC e, concretamente, a influência dos criadores de conteúdo digital no discurso das crianças portuguesas que têm vindo a adotar a variedade brasileira do português, enquanto explora as potencialidades pedagógicas desta questão. Este Projeto de Investigação é meramente exploratório, e não ousa oferecer respostas definitivas a esta problemática. O objetivo é antes iniciar um diálogo sobre um aspeto emergente na atualidade e que não pode ser ignorado.