Browsing by Author "Fonseca, Margarida Assunção Martins"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalPublication . Fonseca, Margarida Assunção Martins; Araújo, Sara de Barros; Esteves, SusanaO presente relatório foi elaborado tendo em conta o estágio, desenvolvido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, realizado em duas respostas sociais, sendo elas a Creche e a Educação Pré-Escolar. A prática pedagógica desenvolvida pela mestranda de 2015 a 2017 foi alvo de análise e reflexão explanadas neste documento. Este documento apresenta as competências desenvolvidas pela mestranda enquanto futura profissional de educação, bem como as aprendizagens evidenciadas pelas crianças tendo por base propostas fundamentadas e direcionadas à educação de infância. A articulação entre referenciais teóricos e legais, aliados às vivências práticas, proporcionaram um olhar integrador e globalizante sobre a educação de infância e o desenvolvimento de competências profissionais da mestranda. As linhas orientadoras da investigação-ação conferiram à reflexão um lugar de destaque no quotidiano, constituindo-se como parte integrante de todo o processo, assegurando a pertinência das propostas ao grupo. O educador de infância deve ser um profissional reflexivo que procura transformar as suas práticas para que elas surpreendam. A visão de criança como ser competente e capaz, numa linha de pensamento construtivista e socioconstrutivista, está presente ao longo de todo o relatório, bem como o papel fundamental do educador de infância na promoção de oportunidades e experiências com significado. Note-se que as pedagogias participativas auxiliaram a construção de uma visão participada da educação e da coconstrução de conhecimentos. Salientese que a aprendizagem ao longo da vida assume o caráter dinâmico devido à evolução do conhecimento e das mudanças que ocorrem na sociedade.