Browsing by Author "Figueiredo, Cintia Lorena de Carvalho"
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- Organizações aprendentes, satisfação com a liderança e flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo no Instituto Federal de Mato Grosso do SulPublication . Figueiredo, Cintia Lorena de Carvalho; Araújo, Manuel Salvador Gomes deNa Era da Aprendizagem, com todo dinamismo social proporcionado, exigindo a flexibilidade para que as organizações possuam o fator de conhecimento como elemento estratégico e diferencial, buscou-se investigar os passos para que uma organização alcance o status de Organização que Aprende e sua relação com a Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva. O objetivo geral foi o de analisar se os campi Aquidauana e Ponta Porã, encontram-se como uma Organização que Aprende. Por conseguinte, como objetivos específicos, buscou analisar as variáveis da Satisfação com a Chefia Imediata e a Flexibilidade Cognitiva e a possível correlação entres essas, observando também se o fator Tempo de Gestão de uma organização possui influência, para tornar-se aprendente, e por fim, se a variável da Organização que Aprende é preditora tanto para a Satisfação com a Chefia imediata quanto para a Flexibilidade Cognitiva. Para cumprir com o proposto adotou-se um caminho metodológico que compreendeu uma pesquisa de caráter quantitativo com análise descritiva, exploratória, comparativa e correlacional baseada em estudo de caso. Os resultados apontam para: 1) a aceitação da hipótese de os campi Aquidauana e Ponta Porã possuem características de uma organização aprendente; 2) correlações positivamente e estatisticamente significativas nas variáveis principais (exceção da relação entre a Flexibilidade Cognitiva e a Satisfação com a Chefia); 3) a Organização que Aprende preditora quer da Flexibilidade Cognitiva quer da Satisfação com a Chefia; e 4) algumas diferenças nas variáveis quando comparadas por grupo de variáveis sociodemográficas (mas não foram encontradas diferenças no Tempo de Gestão). Apresentam-se as conclusões, com sugestões de melhorias organizacionais tendo em conta os resultados de acordo com o nível de risco de cada subdimensão - ações e sentimentos – de uma Organização que Aprende, como também estimular a satisfação com a chefia e a flexibilidade cognitiva.
