Browsing by Author "Ferreirinha, Marta Sofia Guindeira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel das aplicações móveis no turismo - o caso ZarcoPublication . Ferreirinha, Marta Sofia Guindeira; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosNum contexto cada vez mais digital, em que as novas gerações já nascem num meio dependente das tecnologias, especialmente da internet, a mobilidade conquistou um lugar de grande destaque no mercado, oferecendo excelentes oportunidades à sociedade, nomeadamente na área do turismo. É neste contexto que surge a Zarco, startup portuguesa, com um lema bem definido, dividido em dois pontos: Live, feel and breath the city, just like a local e Discovering a new city has never been so easier. O projeto Zarco assenta no turismo de experiência, baseado nas relações humanas - as quais, apesar da evolução tecnológica, continuam presentes no quotidiano do indivíduo -, e pretende facilitar a vida de quem gosta de viajar e descobrir recantos não anunciados nos catálogos turísticos. O objetivo deste trabalho de projeto baseia-se num estudo de caso sobre a Zarco. Depois de um enquadramento teórico sobre turismo, o marketing digital e a interactividade no marketing online, é efetuada uma análise aos pontos fortes e aos pontos fracos desta empresa, com o fim de introduzir melhorias no seu modelo de negócio. No entanto, face à situação atual do projeto Zarco, e para um melhor entendimento dos processos de marketing e das aplicações móveis sobre o turismo, apresenta-se também um estudo de outros dois casos de empresas de sucesso: Airbnb e Uber. Depois de efetuado este estudo, foram elaboradas tabelas comparativas entre as três empresas, concluindo-se que, embora cada empresa tenha meios e parceiros muito distintos - adequados ao seu modelo de negócio -, todas têm em comum o foco no mercado turístico, oferecendo ao viajante um serviço personalizado, e lowcost, garantindo segurança, comodidade e qualidade, acrescentado valor para as partes interessadas.