Browsing by Author "Ferreira, Rafaela Alexandra Carlos Rodrigues Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo: dos desafios às respostasPublication . Ferreira, Rafaela Alexandra Carlos Rodrigues Pinto; Canha, Manuel Bernardo QueirozEsta investigação debate-se com uma problemática cada vez mais presente na educação: o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo. Esta perturbação apresenta características únicas e pode manifestar-se através das mais variadas formas. É imperativo um olhar atento sobre essas características e manifestações a fim de traçar um percurso educativo adequado à criança. O ensino de inglês tem vindo a afirmar-se cada vez mais no sistema educativo português, marcando presença no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar da perturbação mencionada anteriormente envolver dificuldades nas competências comunicativas, o ensino de inglês pode surgir como uma mais-valia na vida destas crianças, podendo se afirmar como um meio de comunicação alternativo destas crianças. Cabe aos professores, com o apoio devido, traçarem o melhor percurso para que o seu aluno com autismo aprenda a língua inglesa. Este é um relatório de estágio pedagógico que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo seguiu vários alunos, desde o 1.º ano escolar até ao 4.º ano, com enfoque em três alunos com autismo – um do 1.º ano e dois do 4.º ano. Pretende-se identificar desafios e estratégias sobre o ensino de inglês a crianças com perturbação do espetro do autismo, assim como reconhecer as perceções de vários grupos de docentes sobre a inclusão destas crianças. Tenciona-se também explorar os percursos que promovem o sucesso escolar destes alunos na aprendizagem de inglês, incluindo a conceção de recursos adequados. Foram realizadas entrevistas e um inquérito por questionário que, juntamente com a observação participante e a análise documental de planificações de aulas, constituem técnicas de recolha de dados posteriormente analisados e interpretados, a fim de alcançar respostas.
